Avatar
Faltam 7 dias para o Otaku no Matsuri-Belém

sábado, 11 de agosto de 2012

 
Otaku no Matsuri: do japonês, o termo otaku se refere “àquele que é aficionado por algo”. A partícula no define relação de posse e a palarava matsuri significa “festival”. Em outras palavras, o Otaku no Matsuri é o Festival do Otaku paraense. Apesar de no Japão o termo ser considerado pejorativo, sendo usado apenas para casos extremos de aficionados que beiram à bizarrice, no Brasil e no resto do mundo o termo otaku foi adotado para denominar os fãs de animes e mangás.

O Otaku no Matsuri (OnM) teve início nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2002, na Escola Estadual Visconde de Souza Franco. Foi o primeiro grande evento do gênero no Pará e reuniu cerca de 300 pessoas. Antes dele, os fãs da cultura pop-asiática se reuniam apenas em pequenos encontros ou exibições periódicas de anime, tokusatsu e filmes asiáticos, realizados em espaços públicos como o Centur.

Sabe-se que o evento e tradicional e com a temática de Anime e mangá e derivados muito rico em atividades e atrações como: Exibição de Animes, moviens, toksatsu,k-pop, j-pop, standes de vendas e trocas, campeonato de dança k-pop, card games,concurso de lolitar e cosplay  show com Artistas e Bandas em geral valer muito apena ser aventura por lar considerada uma ´´Mecha´´ dos otakus do norte assim como o Anime Jung Party que ocorre em Manaus-AM desde 2005.

O evento e uma oportunidade para os otakus e otomes Amapaense mostrarem suas performance lá, alem de uma constante troca de intercâmbio e experiências com fãs e otakus que por sua vez fazem caravanas por lá de toda a região norte! ,,>.<´´

Mais Informações sobre ingressos e cobertura no site Oficial:
 http://otakunomatsuri.com/
Avatar
DIA NACIONAL DO ESTUDANTE



No Brasil, o dia 11 de agosto é considerado o Dia do Estudante. Mas você sabe por qual motivo esta data foi escolhida? Foi nesse dia, em 1827, que Dom Pedro I acabou com o problema da distância na educação brasileira, ao fundar os primeiros cursos superiores do país: ciências jurídicas e sociais. Até então, era preciso viajar para a cidade de Coimbra, em Portugal, para estudar.
Após 100 anos, em 1927, a data passou a representar e comemorar o dia do estudante, tal qual é hoje. Mas será que há mesmo motivos para comemorar? Depende do aspecto.

Esse ano ocorreu A caravana UNE Brasil+10 chegou ao fim na noite do último dia (15) tendo percorrido 12 cidades do país, levando aos estudantes de todo o Brasil debates em torno da importante questão: que país a juventude quer construir nos próximos dez anos? Inspirada neste projeto.

 O Amapá organizou sua própria caravana livre, uma extensão da caravana UNE Brasil+10.om o tema ‘’Educação, Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental’’, a jornada de dois dias de atividades começaram dia 17/05, e vão ate o dia 18/05 e passará pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) com debates e atividades culturais.


O Diretório Central dos Estudantes – DCE/UNIFAP é a entidade máxima de representação dos estudantes da Universidade Federal do Amapá. Tendo sua história marcada pela combatividade e defesa da educação pública, gratuita e de qualidade o DCE/UNIFAP continua sendo um dos principais pólos do movimento estudantil, combativo e autônomo, no estado do Amapá. Dessa forma, o diretório tem como um de seus principais objetivos estar presente e atuante não só nas lutas dentro dos muros da universidade, mas também nas lutas sociais, agindo juntamente com trabalhadores das mais diversas categorias e estudantes secundaristas sempre que estes têm seus direitos ameaçados.